Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Avaliação de desempenho por competência: aprenda a aplicar agora!

Avaliação de desempenho por competência: aprenda a aplicar agora!

A avaliação de desempenho por competência é considerada como uma das ferramentas fundamentais na gestão de pessoas para a garantia de bons resultados de um negócio.

Através dela se torna possível obter melhorias de performance dos colaboradores, incentivar comportamentos positivos, assim como analisar a fundo o desempenho dos mesmos.

Quer saber como ela funciona na prática? Confira agora!

 

O que é a avaliação por competência?

Antes de tudo, podemos dizer que a avaliação por competência consiste em um método de avaliação das competências técnicas e comportamentais do quadro de funcionários de uma empresa.

O seu foco está em considerar as habilidades e competências que os colaboradores já possuem, assim como analisar quais são necessárias desenvolver para executar a sua função com mais qualidade.

Através dessa técnica, são consideradas os fatores-chave do perfil dos funcionários, como:

– Conhecimentos

– Competências técnicas (hard skills)

– Competências comportamentais (soft skills)

Assim, considera-se esta uma excelente ferramenta por proporcionar o crescimento organizacional ao mesmo tempo em que fomenta o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

 

Você pode se interessar também pelo artigo: Indicadores de RH: aprenda a dominar os 5 principais!

 

Quais são os tipos de competências? 

Basicamente, as competências podem ser divididas em diversas categorias.  No entanto, são consideradas como principais competências as que mencionaremos a seguir.

 

  1. Organizacionais

As competências organizacionais são competências relacionadas a criação de estratégias voltadas para objetivos organizacionais.

São elas as responsáveis por dar forma à identidade da empresa através de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da organização.

Em síntese, é através da reunião desses fatores que a empresa torna-se única em relação à concorrência e a faz se destacar em meio a competitividade do mercado.

 

  1. Técnicas 

Outra competência principal refere-se às habilidades técnicas, isto é, ao conhecimento adquirido pela experiência e formação profissional do colaborador.

Estas são competências fundamentais para que um profissional possa exercer a sua função com excelência.

 

  1. Comportamentais 

Quanto às competências comportamentais, estas estão diretamente relacionadas às atitudes e formas de lidar com situações diversas do ambiente de trabalho.

Em outras palavras, esse tipo de competência corresponde aos traços da personalidade ou aptidões que formam os padrões responsáveis por nossos comportamentos e atitudes.

 

Quem pode aplicá-la?

A princípio, a aplicação da avaliação por competência geralmente seguirá a metodologia utilizada e adotada pela empresa.

Contudo, a área de atuação profissional indicada e capacitada para ocupar esse papel é, sem dúvidas, a de Recursos Humanos.

Mas, saiba que não são apenas eles os responsáveis!

Em suma, é fundamental que os gestores e diretores de outras áreas da companhia também contribuam para que seja feita uma avaliação de desempenho realmente eficaz.

Post blog Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 1  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 2  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 3  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 4  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 5  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 6 Clique no botão ao lado para assistir o video relacionado ao produto.  Assistir Video Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência

Como fazer uma boa avaliação por competência?

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe dizer o que é uma avaliação por competência e como ela é importante para uma empresa, certo?

A partir de agora, você pode contar com algumas dicas valiosas que nós listamos para ajudá-lo a avaliar as habilidades e competências dos seus colaboradores e a aperfeiçoar o seu plano de gerenciamento de desempenho.  

Veja como colocar esse plano em prática!

 

1. Comunique-se com seu time!

Inicialmente, uma forma bastante eficiente de começar a aplicação da sua avaliação por competência é: se comunicando!

Estabeleça reuniões periódicas com seu time, de modo que todos tenham seu espaço para ouvir e ser ouvido.

Assim, você consegue ter conteúdo suficiente para avaliar cada colaborador e consequentemente, saberá traçar um plano de ação adaptado para a realidade da sua equipe.

 

2. Realize testes

Outra forma bastante utilizada para avaliar as competências técnicas e teóricas dos colaboradores, consiste em aplicar os famosos testes.

Você pode explorar testes direcionados para diferentes competências, envolvendo desde os que avaliam:

– Conhecimentos teóricos específicos.

– Resolução de problemas

– Habilidades sociais

– Testes comportamentais

Hoje em dia existe uma gama de opções e metodologias para aplicação de testes como esse, que vão desde aplicações presenciais até questionários online de múltipla escolha.

Com eles, você consegue identificar de maneira geral todas as competências dos colaboradores e pode avaliar com muito mais afinco o que foi estabelecido no plano estratégico da empresa.

 

3. Simule situações do dia a dia

Você também pode coletar grandes informações para a sua avaliação de competências, colocando seus colaboradores em situações reais.

Assim, você passa a desafiá-los em meio a prática, bem como estará ao mesmo tempo treinando-os para situações reais por mais que sejam simuladas..

 

4. Monitore e documente

Não se esqueça de anotar e documentar todos os dados coletados com os passos anteriores!

Somente através do monitoramento adequado das atividades desempenhadas que você poderá realizar uma avaliação eficiente de fato.

Sem contar que, você estará tomando decisões muito mais assertiva com a prática simples de organizar e documentar seu processo avaliativo.

 

5. Peça o feedback dos seus colaboradores

Não deixe de pedir aos seus colaboradores para que compartilhem suas impressões sobre a avaliação aplicada.

Uma opção bastante interessante é permitir que eles se auto avaliem bem como avaliem seus colegas de trabalho.

Mas lembre-se de enfatizar a importância de eles não levarem um feedback para o lado pessoal!

Espaços de feedback são muito ricos para fomentar a melhoria das competências do time,  principalmente quando feitos de forma construtiva.

 

6. Utilize uma planilha inteligente de Avaliação de Desempenho por Competência

Com tudo o que apresentamos para você nesse artigo, gostaríamos de terminá-lo com uma dica fundamental para que você consiga ter realmente êxito em sua avaliação..

Nós, da Vizual Planilhas temos uma ferramenta indispensável e muito prática para o seu setor, a Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência.

E o melhor, saiba que você pode ter ela em mãos por um preço bastante acessível!

Tenha uma avaliação mais completa de seus funcionários e áreas de atuação, descubra quem merece ser promovido, bonificado ou até mesmo demitido.

Administre através de um Dashboard dinâmico o potencial de sua empresa e de seus funcionários.

Post blog Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 1  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 2  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 3  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 4  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 5  Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0 - Imagem 6 Clique no botão ao lado para assistir o video relacionado ao produto.  Assistir Video Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência Vizual Planilhas

Clique aqui e conheça mais sobre todas as suas funcionalidades.

Se tiver alguma dúvida, basta deixar nos comentários que nós iremos respondê-lo com prazer!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
<b> Autora </b> Cibele Marques

Autora Cibele Marques

Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

Blog Vizual Planilhas

Confira nossas ofertas!

Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

Posts recentes

Contato

Vizual Planilhas Empresariais

Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais: