Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Controle de estoque e vendas: melhore a sua gestão empresarial com 5 dicas

Controle de estoque e vendas: melhore a sua gestão empresarial com 5 dicas

Um dos objetivos bastante comum entre a maioria das empresas pode ser resumido em aumentar consideravelmente os seus lucros e resultados. Mas, para isso ocorrer, se faz indispensável ter um controle de estoque e vendas funcionando muito bem.

Portanto, se a sua empresa faz parte das que desejam ter resultados lucrativos cada vez maiores, continue a sua leitura e veja como melhorar a sua gestão de uma vez por todas!

Como funciona o controle de estoque e vendas?

Antes de mais nada, a organização de qualquer empresa que lide com produtos e mercadorias físicas, depende de um bom controle de estoque e vendas.

Logo, controlar o estoque e as vendas de uma empresa funciona como o monitoramento de toda a movimentação de saída e entrada de mercadorias e materiais.

Resumidamente, é através dele que se torna possível gerenciar todos os produtos de forma adequada, assim como garantir que as demandas sejam cumpridas e atendidas de forma eficiente.

 

Quais são os benefícios do controle de estoque e vendas empresarial?

Inicialmente, é através de um bom controle de estoque e vendas que se pode ter informações mais precisas sobre o giro de capital de uma empresa.

Ele viabiliza melhorias como um todo no gerenciamento da empresa, principalmente no que diz respeito a organização dos processos internos de um negócio.

Podemos dizer que um controle de estoque e vendas otimizado traz inúmeros benefícios para a empresa, pois possibilita:

– Realizar melhores estimativas de vendas

– Ter informações sobre as demandas do mercado

– Evitar erros e desperdícios

– Mensurar e controlar com exatidão a quantidade de produtos em estoque

– Oferece melhor aproveitamento e distribuição do espaço físico da empresa

– Melhora a tomada de decisões e a definição de estratégias de negócio

– Permite contatar os fornecedores com antecedência

– Fazer uma relação das mercadorias que mais vendem e menos vendem

 

Você pode se interessar também pelo artigo: Otimize o fluxo de caixa da sua empresa no ano de 2022! 7 dicas.

 

Passo a passo de como melhorar a gestão de estoque e vendas

De antemão, você já deve saber que ter um rigoroso controle de estoque é um dos pontos chaves que garantem o sucesso de pequenas e grandes empresas.

 Mas, sabia que a maioria dos gestores não sabem ou menosprezam esse ponto indispensável para qualquer negócio?

 Diante disso, preparamos a seguir uma sequência de passos para ajudar você a otimizar o seu gerenciamento de estoque e vendas.

 Siga essas dicas valiosas e controle seu estoque e vendas muito melhor!

Post blog Controle de Estoque e vendas Vizual Planilhas

  1. Organize e planeje a sua forma gerenciamento de estoque e vendas

Antes de tudo, você já deve ter notado que controlar o seu estoque e vendas é mais do que necessário para garantir um bom funcionamento do seu negócio.

Entretanto, isso não deve ser feito de qualquer jeito.

Controlar o estoque e as vendas de uma empresa requer planejamento, disciplina e atenção constante.

Em primeiro lugar, você pode começar buscando identificar tudo o que você tem estocado.

Levante todas as informações dos seus produtos e organize essas informações o máximo que puder.

Na sequência, defina um plano de gerenciamento do seu estoque, por ordem de prioridade e importância dos pontos e informações levantadas.

Você deverá ter em mãos informações básicas como quais produtos são mais vendidos, qual é a demanda atual do mercado, quais são os produtos que estão parados no estoque, o que você irá comprar, dentre outras diversas informações fundamentais para o seu negócio funcionar.

Garantir que o controle do seu estoque e de suas vendas está em dia só tende a auxiliar você a alcançar as melhorias tão almejadas para o seu negócio. Portanto, mantenha o controle sempre!

 

  1. Mapeie o seu fluxo de vendas

Em segundo lugar, é importante ter em mãos um mapa de todo o fluxo de vendas do seu negócio.

A organização das vendas através do mapeamento de fluxos é fundamental para os processos de gerenciamento de estoque.

Através dele, você passa a registrar as informações de entradas e saídas do seu estoque de forma precisa e eficaz.

Além disso, você e a sua equipe de vendas podem tomar decisões muito mais assertivas e organizadas, bem como passam a organizar suas tarefas de maneira otimizada de acordo com a lógica definida no mapa.  

Quanto ao período em que você deverá atualizar o seu mapa de fluxo, cabe a você analisar e identificar qual é a necessidade do seu negócio e defini-lo, quer seja periodicamente ou não.

Com este mapa, não tenha dúvidas de que você estará facilitando a sua vida e a do seu time de vendas como um todo!

 

  1. Registre todos os dados de forma disciplinada

Em terceiro lugar, registre tudo o que você puder do seu processo de estoque e vendas e mais um pouco!

Como abordamos no primeiro tópico, uma das coisas indispensáveis para um bom controle de estoque é estar com todas as informações em dia e atualizadas.

Colete todos os dados das suas mercadorias, informações como impostos, preços e o que mais você julgar importante para o seu controle.

Saiba que você deverá utilizar todos esses dados para gerar relatórios de qualidade no final das contas.

Através desses registros, as chances de você errar diminuem e consequentemente os seus prejuízos com mercadorias paradas ou com a falta de estoque também.

Portanto, capriche nos seus registros e relatórios! Pois eles serão os norteadores da sua tomada de decisão sobre suas transações comerciais.

 

  1. Analise os dados coletados de forma periódica

Ao chegar aqui, você já deve ter registrado todas as suas movimentações de vendas e estoque, bem como já deve ter gerado bons relatórios com o objetivo de otimizar a sua tomada de decisões, certo?

O próximo passo é analisar tudo o que você coletou de informações até aqui.

O ideal é que você faça isso de forma periódica, de maneira que tenha uma margem de tempo para realizar comparativos entre os intervalos.

Por fim, esse é o momento propício de analisar se o seu planejamento e mapeamento de vendas ainda estão sendo producentes para o seu negócio.

 

  1. Acompanhe e controle seu estoque e suas vendas com uma planilha inteligente

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada sua para facilitar o controle de estoque e vendas do seu negócio?

Uma das formas de aumentar a sua produtividade e da sua equipe, bem como garantir que todos os dados estão sendo registrados de forma organizada e eficaz pode se resumir a: utilizar uma boa planilha de controle de estoque e vendas!

Aqui na Vizual Planilhas, você encontra a ferramenta ideal para garantir total eficácia nesta área tão importante para o seu negócio.

Através da Planilha de Controle de Estoque e Vendas, você pode controlar todas as movimentações de entrada e saída do seu negócio.

Além disso, você poderá manter todo o seu estoque atualizado e saberá exatamente o que está entrando e saíndo a cada dia.

Nossa planilha também registra as vendas e lhe mantém informado de toda movimentação, bem como o valor total de seu estoque.

Ficou interessado em saber tudo sobre essa ferramenta? Clique aqui e conheça todas as funcionalidades da nossa Planilha de Controle de Estoque e Vendas.

Planilha controle de estoque e vendas Vizual Planilhas

Por fim, esperamos que esse artigo tenha ajudado você a melhorar de alguma forma o seu gerenciamento de estoque e vendas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
<b> Autora </b> Cibele Marques

Autora Cibele Marques

Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

Blog Vizual Planilhas

Confira nossas ofertas!

Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

Posts recentes

Contato

Vizual Planilhas Empresariais

Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais: