Por mais complexa que pareça a gestão de fretes, dominar a sua administração é um dos processos fundamentais para que se tenha como resultado uma logística inteligente e satisfatória. 

Há diversas formas de promover melhorias na gestão de fretes. Caso esse seja o seu objetivo, confira neste artigo 5 dicas fundamentais que separamos para ajudar você a obter os melhores resultados.

 

Em primeiro lugar, como funciona a gestão de fretes? 

gestão de fretes funcionamento

A gestão de fretes consiste em um planejamento estratégico fundamental para a logística industrial. 

Em outras palavras, é o processo que garante a qualidade e eficiência dos transportes atrelado a satisfação do cliente.

Essa gestão envolve a potencialização de todas as etapas que vão desde a distribuição até a entrega final do produto ao consumidor.

Desse modo, quando exercida de forma correta, a gestão de fretes tende a apresentar resultados bastante positivos. Acima de tudo, apresentando melhorias do controle de gastos e a otimização dos lucros por parte dos varejistas.   

 

Qual é a importância de realizar uma boa gestão de fretes?

Primeiramente, é importante ter o entendimento de que o segmento logístico pode resultar na mesma medida em lucro ou prejuízo. A partir disso, torna-se possível compreender o quanto as decisões do gestor ditarão se o resultado final será satisfatório ou não. 

O papel dos gestores é considerado como central neste processo, pois, será ele o responsável por todo o planejamento estratégico do seu negócio. Assim como pela tomada de decisões e por todas as análises das informações que podem ser utilizadas para a garantia da rentabilidade sustentável da sua empresa. 

Logo, saber administrar mercadorias e fretes é importante não apenas para evitar erros, mas principalmente para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais do negócio. Além de aumentar também as opções de fornecedores e clientes fidelizados. 

Como resultado, uma gestão eficiente proporciona vantagens para a empresa como um todo, o que promove também o aumento de sua vantagem competitiva no mercado. 

 

Mas afinal, como posso tornar minha gestão de fretes melhor e mais eficiente?

Gestão de fretes Vizual Planilhas Blog

Antes de tudo, se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter percebido o quão importante é fazer a gestão de fretes do seu negócio de forma correta, não é mesmo? 

Portanto, para auxiliar você a lidar com os maiores desafios da sua gestão, nós vamos mostrar a você como começar a implementar essas melhorias de forma prática e fácil. Confira agora!

 

1. Faça um excelente levantamento e análise de dados

A coleta e análise de dados deve ser um dos primeiros passos a ser tomado quando o assunto diz respeito a melhorias na sua gestão de fretes. 

Logo, para realizar um bom trabalho, preocupe-se em reunir informações sobre o gerenciamento dos transportes, cargas e fretes realizados.

Mas antes de começar a levantar os dados da sua gestão, o ideal seria definir primeiramente qual será a ferramenta que você utilizará para coletar todos os dados. 

Algumas das informações importantes que você pode coletar, por exemplo, seria:

  • Quais são e como se comportam seus fornecedores
  • Qual é a distância e a rota das entregas mais realizadas
  • Quem são os seus consumidores mais frequentes
  • E quais são os feedbacks que eles oferecem sobre seu serviço. 
  •  

    Assim, ao implementar esse primeiro passo, você consegue se prevenir e identificar possíveis problemas, como também encontrará soluções muito mais fáceis para a sua gestão. 

     

    2. Tenha uma projeção de vendas

    A princípio, uma das formas de lidar com um dos maiores erros cometidos na gestão de fretes é realizar uma projeção das vendas da sua empresa. Através dela, você pode prever quanto pretende vender e faturar em um período de tempo definido. 

    Na gestão de fretes, isso deve ser adotado com o intuito de evitar reclamações do seu serviço referente a atrasos na entrega e aumento dos gastos com o transporte. 

    Ou seja, a projeção de vendas deve ser considerada como a base de todo o planejamento da empresa.

    Uma vez que é a partir dela que se torna possível realizar projeções futuras e tomar decisões importantes sobre seus investimento para todos os setores relacionados a logística do seu negócio. 

    Em síntese, realize uma boa projeção de vendas para sua empresa se você deseja otimizar a sua gestão de fretes.

     

    3. Não cometa erros no cálculo do valor do frete repassado para o cliente

    Sobretudo, adotar uma estratégia eficiente para calcular os custos do frete deve ser um outro ponto a ser considerado em seu operacional. 

    Todavia, se pararmos para pensar do ponto de vista do consumidor, geralmente consumimos produtos que oferecem condições de frete com custo razoável e justo, certo? 

    Logo, isso também deve ser considerado como uma forma de otimizar o seu negócio!

    Assim, trabalhar com a garantia de acerto no seu cálculo final quando esta informação chegar até o seu cliente na hora da compra é fundamental. Da mesma forma, isso ajuda a evitar que você tenha prejuízos ao passar um cálculo errado, por exemplo.

    Por último, todas as variáveis devem ser levadas em conta quando o cálculo for realizado, tais como peso e tamanho, nota fiscal, impostos, cuidados necessários com o produto, distância, entre outros.

     

    4. Faça um bom planejamento de rotas

    Realizar um bom planejamento também deve estar no seu checklist de boas práticas para conquistar uma gestão de fretes eficiente e bem sucedida.

    Através do planejamento de rotas, você pode definir quais são os objetivos e traçar planos de ações para alcançar o resultado que tanto almeja.

    A realidade de quem trabalha no ramo dos transportes está intimamente ligada com a alternância dos preços do combustível.

    Do mesmo modo, como esse fator tem sido alvo de grandes preocupações para todos os brasileiros, uma das formas de pensar em estratégias de reduzir os custos e otimizar a entrega de mercadorias consiste em realizar um planejamento de rotas bem feito. 

    Dentre os benefícios de realizar o planejamento de rotas, estão;

  • Realizar entregas com o menor gasto possível
  • Aumentar a satisfação dos consumidores
  • Otimizar a rotina dos transportes e entregas
  • Movimentar mercadorias dentro do planejamento estabelecido
  •  

    5. Invista em planilhas inteligentes e tenha muito mais segurança na sua gestão 

    A princípio, acompanhar o desempenho da sua gestão de fretes através de indicadores de desempenho pode ser uma peça chave para sua gestão. Pois, ela permite que você possa identificar a eficiência de todos os processos do seu negócio.

    Além disso, uma forma indispensável para realizar todos os passos anteriores de forma otimizada, consiste em organizar todos os dados e informações de forma centralizada e inteligente.

    Para garantir maior agilidade, produtividade e confiança dos dados gerados na sua gestão de fretes, você pode investir em planilhas prontas e com um preço acessível para auxiliar você em todo esse processo. 

    Você pode ter uma gestão eficiente de todos os lançamentos de fretes feitos, saber exatamente quanto se está ganhando em cada viagem, quais são seus gastos, assim como ter o controle de todas as viagens associadas. 

    Quer saber como? Simples, através de uma das melhores planilhas do mercado voltada especificamente para a Gestão de Fretes. 

     

    Planilha gestão de fretes Vizual Planilhas

    Clique aqui para adquirir já a sua!

     

    Através desta planilha, você terá acesso a diversas funcionalidades fundamentais para exercer a melhor gestão de fretes possível. Clicando no link acima, você também pode testar algumas das tantas funcionalidades da nossa planilha.

    Ainda gostaria de saber mais sobre o nosso produto? Assista agora um vídeo explicativo para conhecer todo o funcionamento da planilha de Gestão de Fretes:

     

    Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido útil para que você consiga implementar melhorias na sua gestão de fretes. Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode entrar em contato conosco nos nossos canais disponibilizados aqui no blog!

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: