Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Plano de Cargos e Salários: Guia prático para aprender a fazer corretamente!

Plano de Cargos e Salários: Guia prático para aprender a fazer corretamente!

Um Plano de Cargos e Salários pode ser compreendido enquanto uma ferramenta interna de avaliação profunda das empresas, na qual o seu objetivo consiste em definir pontos fundamentais, como: 

  • Quais cargos e funções são necessários na organização
  • Quais serão as competências dos funcionários necessárias para o desempenho de cada função
  • Qual será o valor de remuneração justo a ser pago para cada cargo ocupado de acordo com os valores atuais do mercado.
  • Quando ajustado aos objetivos estratégicos da empresa, através do Plano de Cargos e Salários torna-se possível manter um time de colaboradores organizado e motivado, onde a diferenciação das faixas salariais, promoções e mapas de carreira são realizadas de acordo com critérios estruturados, estudados, definidos a priori e compartilhados com todas as pessoas envolvidas.  

    E se você acha que é só isso, não se engane! Continue a sua leitura aqui no blog da Vizual Planilhas e aprenda como você pode se beneficiar com ele!

    Quais as vantagens de fazer um Plano de Cargos e Salários para o meu negócio?

    Plano de Cargos e Salários Vizual Planilhas

    Ao utilizar uma ferramenta como essa na gestão interna da sua empresa, os resultados satisfatórios tanto a curto quanto a longo prazo são evidentes, tendo em vista que essa é uma estratégia pautada em processos transparentes e justos quando analisados sob a ótica dos colaboradores. 

    Além de propiciar um maior equilíbrio interno da empresa, os reflexos positivos do Plano de Cargos e Salários são vastos, sendo uma alternativa fundamental para todas as partes envolvidas. 

    Para ajudar você, elencamos as principais vantagens das quais você pode se beneficiar ao utilizá-la, confira abaixo! 

    Facilita o planejamento financeiro da empresa

    Um dos principais pontos vantajosos da elaboração do Plano de Cargos e Salários é a facilidade no planejamento financeiro que ela proporciona. 

    Isso se deve ao fato de que, ao fazer o uso correto dessa estratégia, torna-se possível tomar decisões muito mais assertivas em casos de novas contratações, promoções, demissões, reduções de custos, entre muitas outras situações.

    Assim, o Plano de Cargo e Salário viabiliza aos profissionais que dela utilizam a possibilidade de determinar seus custos e investimentos de forma inteligente, levando em consideração a realidade financeira da organização em primeiro lugar. Neste sentido se faz possível realizar uma gestão muito mais eficiente, abrindo margem para definir projeções futuras de investimentos e crescimento do seu negócio. 

    Contribui para atrair e reter os melhores candidatos

    Outro ponto a ser considerado quando falamos de Plano de Cargos e Salários consiste em auxiliar nos processos de atração e retenção dos melhores talentos para o quadro de funcionários da empresa. Uma vez que a própria organização demonstra aos seus candidatos que possui uma política interna responsável e atrativa, fator que tende a gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho. 

    Além disso, ela também influencia diretamente na diminuição da alta rotatividade de funcionários – turnover, visto que passa muito mais clareza das oportunidades e projeções de carreira possíveis na empresa.

    Aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários

    Um terceiro ponto que se sobressai dentre os tantos benefícios que o Plano de Cargo e Salário promove, é o consequente aumento da motivação dos colaboradores. 

    Isso pode ser explicado de uma maneira simples, uma vez que qualquer pessoa que receba um salário justo em relação ao seu desempenho, terá motivos para realizar o seu trabalho da melhor forma visando manter a posição e o cargo conquistado dentro da empresa. 

    De forma resumida, os colaboradores que possuem suas carreiras profissionais tratadas com transparência e diálogo dentro das organizações tendem a apresentar maior produtividade, satisfação, sensação de pertencimento à cultura organizacional e engajamento, quando comparado aos empreendimentos que não fazem o uso desta ferramenta em suas gestões. 

    Ficou curioso sobre como você pode aplicar e fazer o uso do Plano de Cargos e Salários? Saiba agora!

    Como fazer um bom Plano de Cargos e Salários na minha empresa?

    Plano de Cargos e Salários Vizual PlanilhasA organização e implementação do Plano de cargos e salários geralmente consiste em uma das etapas mais complexas. 

    De todo modo, nosso objetivo é facilitar esse processo para você através de um guia prático, o qual abordaremos com mais detalhes nos 5 tópicos seguintes, confira!

    1. Levantamento de dados e organização das informações

    Esse passo funcionará como a base de todos os demais – tão importantes quanto. Em primeiro lugar, você pode iniciar realizando um levante de todas as informações a respeito do funcionamento da sua empresa.  Realizar reuniões com todos os gestores pode facilitar esse processo. 

    Você pode reunir conteúdos como: políticas da empresa, dados estratégicos, administrativos, pontos fortes e fracos do seu negócio, áreas que precisam de atenção, realidade financeira, possibilidades de investimento e muitas outras questões.

    Analise friamente cada ponto de discussão levantado e tente organizar todas essas informações da melhor forma possível, para que você saiba onde estará pisando e com o que você poderá contar nos próximos passos.

    2. Descrição e análise dos cargos

    Um segundo passo fundamental consiste em identificar e descrever todos os cargos e funções ocupadas na empresa.

    Neste passo você pode apostar em ferramentas como questionários, entrevistas ou até mesmo o bom e velho diálogo com os funcionários para saber mais sobre suas atividades. 

    Isso servirá para que você possa analisar toda a estrutura de cargos da empresa, bem como as competências dos seus funcionários, planos de carreira e desenvolvimento profissional do seu time, visando a partir de estudos como esse aplicar melhorias nos processos de trabalho como um todo. 

     

    Você já conhece a planilha que pode auxiliar você em todos esses processos? Confira agora nossa Planilha de Plano de Cargos, Carreiras e Salários em Excel 6.1.

    3. Avaliação dos cargos

    A próxima etapa consiste em classificar os cargos da empresa a partir do valor atribuído a cada um. Geralmente esta avaliação é feita através da hierarquização dos cargos, de acordo com o seu grau de relevância e responsabilidade definido.

    Entretanto, por mais que esse seja o modelo tradicional de avaliação dos cargos, considerando que a hierarquização dos cargos oferece um melhor norteamento da estruturação de salários, há os que são contra essa forma de avaliação.

    Para os críticos, a classificação dos cargos de uma empresa deve ser realizada por ordem alfabética com o objetivo de promover um ambiente inclusivo, visando evitar que haja uma superioridade dos cargos entre si e consequências negativas ao clima organizacional. 

    Se você estiver em dúvidas sobre qual modelo seguir, volte ao tópico 1 e reveja alguns pontos da sua empresa, de modo que a avaliação de cargos optado por você faça parte da dinâmica e realidade do seu empreendimento.

    4. Pesquisa salarial e estrutura salarial

    Neste momento, pesquise e faça uma relação sobre a remuneração oferecida aos cargos da sua empresa. Após isso, realize um comparativo com os salários ofertados pelo mercado aos mesmos cargos.

    Uma consideração importante é saber selecionar muito bem quais serão as suas referências de comparação! Busque por empresas que tenham uma relação direta com o seu negócio, que façam parte do mesmo segmento e se for possível, que sejam da mesma região. 

    Feito isso, você já poderá ir para a etapa onde deverá unir todas as anteriores. A estruturação salarial consiste em estabelecer os valores das faixas salariais a serem pagas na empresa, levando em conta questões como os regimes de contratação CLT, Pessoa Jurídica e Estagiários.

    5. Política salarial

    Se você chegou até aqui, certamente esta etapa não será um bicho de sete cabeças, pois você terá todos os requisitos necessários para definir a sua estratégia. A política salarial servirá para que você defina os critérios orçamentários da sua empresa. 

    Para tanto, neste momento você deverá criar a sua política de administração dos salários e definir qual será a estratégia a ser seguida em seu Plano de Cargos e Salários, considerando as análises, pesquisas e definições realizadas anteriormente. 

    Não esqueça de incluir também qual é o seu plano de crescimento a curto, médio e longo prazo. 

    Como otimizar o meu tempo e facilitar a implementação do Plano de Cargos e Salários?

    Realizada todas as etapas anteriores, agora você terá em mãos uma série de documentos, análises e definições valiosas sobre os Planos de Cargos e Salários dos seus colaboradores. 

    Visando otimizar o seu trabalho de forma que se tenha um registro correto e confiável de todo o empenho desprendido até aqui, o indicado é que você utilize uma planilha para reunir todas as informações coletadas. 

    Na Vizual Planilhas você pode contar com uma planilha completa que ajudará você a realizar o seu Plano de Cargos e Salários de forma muito mais prática e eficiente. 

    Clique aqui e garanta já a sua! 

    Planilhas Recursos Humanos RH Vizual Planilhas

    Ao utilizar a Planilha de Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Vizual Planilhas, você terá uma ferramenta poderosa na hora de organizar o RH e a gestão da sua empresa. 

    Basicamente, esse é um dos mais importantes recursos que um RH estratégico e bem estruturado pode oferecer à sua organização.

    Incrível não é mesmo? E o melhor de tudo, saiba que você poderá criar o seu Plano de Cargo e Salários de forma totalmente profissional, através de um preço acessível ao seu negócio.

    Assista ao vídeo abaixo e veja todo o funcionamento da nossa planilha e como você poderá trabalhar com ela!

    Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a elaborar e utilizar o seu Plano de Cargos e Salários da melhor forma possível.

    Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    5 1 vote
    Avalie esse post!
    1 Comentário
    Newest
    Oldest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Seguro Estágio
    Seguro Estágio
    2 anos atrás

    Muito bom!

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: