Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Avaliação de perfil comportamental DISC: saiba o que é e como aplicar na prática

Avaliação de perfil comportamental DISC: saiba o que é e como aplicar na prática

A avaliação de perfil comportamental DISC é um teste muito utilizado por empresas, principalmente nos processos de estruturação de equipes e aprimoramento das competências dos colaboradores.

Ele se baseia em características comportamentais similares dos indivíduos, independente da idade, país, gênero e classe social. 

Essa é uma ferramenta de autoconhecimento muito poderosa e que auxilia na melhoria dos pontos fracos e potencialização dos pontos fortes de cada perfil comportamental. 

Hoje é considerado um dos testes mais eficazes por apresentar um excelente panorama a respeito da personalidade e comportamentos acentuados de cada pessoa.

Continue a sua leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a avaliação de perfil comportamental DISC, aplique no seu ambiente de trabalho e se beneficie ao máximo dessa ferramenta!

 

O que é a avaliação de perfil comportamental DISC?

A princípio, essa metodologia DISC foi desenvolvida com base no comportamento humano, criada para o objetivo de identificar padrões de perfis mais característicos de todos os seres humanos.

Essa avaliação foi criada pelo autor Dr. Walter Vernon Clarke por volta de 1970.

Do mesmo modo, essa teoria considera que os sujeitos podem ser classificados de acordo com 4 tipos de perfis. 

 

O termo DISC abordado, diz respeito a uma sigla em Inglês, definida por:

D = Dominance = Dominância (Pessoas desafiadoras, confiantes e liderantes)

I = Influence = Influência (Pessoas otimistas, espontâneas e colaborativas) 

S = Steadiness = Estabilidade (Pessoas calmas, estáveis e acolhedoras)

C = Compliance = Conformidade (Pessoas independentes, cautelosas, objetivas e detalhistas)

 

Assim, cada uma dessas palavras e siglas referem-se a  um tipo de perfil comportamental específico. 

Contudo, para além do público empresarial, a avaliação de perfil comportamental DISC recebe grande notoriedade devido a sua alta eficácia para tantas outras análises e utilidades.

 

Benefícios da avaliação de perfil comportamental DISC

Um dos principais benefícios da avaliação comportamental DISC no âmbito corporativo é proporcionar a identificação de perfis adequados e inadequados para ocupar determinados cargos ou situações. 

Assim, torna-se possível analisar quais colaboradores poderiam entregar uma melhor performance para os negócios e principalmente, resultados. 

Para além do meio empresarial, essa avaliação também permite identificar a predominância de padrões de sua própria personalidade, o que permite obter uma maior percepção sobre fatores que o levam a agir em diferentes contextos. 

Listamos logo abaixo mais alguns dos inúmeros benefícios que esse tipo de avaliação pode proporcionar tanto a você como ao seu ambiente de trabalho:

  • Desenvolvimento individual
  • Aprimorar pontos fracos 
  • Melhora a forma de comunicação
  • Proporciona relações mais amistosas
  • Promove o autoconhecimento
  • Recrutamento dos melhores talentos
  • Amenização de conflitos
  • Desenvolvimento de liderança eficiente
  • Você pode se interessar também pelo artigo: Top 5 treinamentos empresariais de RH: desenvolva os melhores talentos!

     

    As principais características de cada Perfil Comportamental DISC

    Perfil Comportamental Dominante

    Os traços que mais definem esse perfil comportamental correspondem às pessoas que possuem coragem, firmeza, ousadia e confiança de sobra.

    Geralmente diz respeito às características de alguém que se adapta muito bem às dificuldades, que sabe tomar iniciativa, visando solucioná-las da melhor forma e com maior facilidade.

    Um dos aspectos de quem possui o perfil dominante, é que a sua ênfase está em resolver os problemas que surgem.

    Com sua alta capacidade de independência, é muitas vezes decisivo. E quando trata-se de desafios, esse tipo de personalidade é uma das primeiras a se prontificar para resolvê-los.

    Saiba que, se as pessoas dominantes souberem aproveitar e potencializar as características do seu perfil, elas podem chegar muito longe! 

     

    Perfil Comportamental Influente

    As pessoas que expressam as características de uma personalidade influente, normalmente são pessoas de personalidade magnética, calorosa, confiante, otimista, entusiástica e muito influenciadora.

    Um dos seus pontos fortes é o poder de influenciar e motivar as pessoas ao seu redor. São muito espontâneos e emocionais ao mesmo tempo, e comumente se expressam como pessoas bastante destemidas.

    São pessoas que adoram trabalhar em equipe, que se dispõe a entreter as pessoas à sua volta, está geralmente aberta ao novo e motiva os outros.

    Além disso, são pessoas que dominam muito bem o desenvolvimento de trabalhos em equipe, principalmente em quesitos de motivação. 

    São pessoas muito importantes para os ambientes em que trabalham. Geralmente são eles que negociam os conflitos e trazem a harmonia para o local de trabalho. 

     

    Perfil Comportamental Conformidade

    Esse é o tipo de perfil de pessoas muito cautelosas, precisas em suas atitudes e que prezam sobretudo a qualidade, organização e a qualidade de tudo que o cerca.

    É muito raro encontrar uma pessoa de perfil conformidade que consiga lidar facilmente com situações que remetem a falta de disciplina e informações insuficientes.

    São pessoas extremamente competentes e que se destacam por dificilmente deixar um detalhe passar despercebido. 

    Um dos fatores que mais dá combustível aos profissionais condizentes com este perfil é a precisão e exatidão das informações.  São sobretudo diplomáticos, muito curiosos, disciplinados e perfeccionistas.

    Os indivíduos que apresentam o perfil profissional como esse, costumam ser muito requisitados em ambientes empresariais e organizações que zelam pela organização, pela lógica, tanto quanto às análises e disciplina dos processos e relações.

     

    Perfil Comportamental Estável

    As pessoas que possuem o perfil estável geralmente são identificadas como pessoas acolhedoras, atenciosas, pacientes e que fazem a total diferença no ambiente que ocupam. 

    Um dos pontos mais objetivados e enfatizados por esse tipo de perfil, trata-se de desenvolver a cooperação, a sinceridade e principalmente a lealdade dos que estão à volta deles.

    Pessoas com essa característica acentuada em seu perfil, geralmente são pessoas muito persistentes, que buscam a  segurança, visando sempre deixar o ambiente dentro do seu nível, seguro e acolhedor. 

    As organizações, empresas e até mesmo profissões mais voltadas para área humana e da saúde normalmente são envolvidas por esse perfil comportamental, uma vez que são eles os indivíduos que transmitem confiança, sensibilidade e segurança.

    O perfil profissional das pessoas estáveis condiz com grandes e bons ouvintes, que sabem ser pacientes e empáticos. Em situações de conflitos, são eles que possuem aquele toque mágico de acolhimento e reconciliação das partes conflituosas.

    São pessoas muito responsáveis e dedicadas aos compromissos que assumem, e dificilmente desapontam quando o assunto é lealdade à equipe.

     

    Conheça a Planilha de Avaliação de Perfil Disc em Excel

    Você sabia que existe uma planilha completa e acessível para auxiliar você em suas avaliações comportamentais de perfil DISC?

    Isso mesmo! Clique aqui para ver com detalhes todas as suas funcionalidades.  

    Planilha de Avaliação de perfil comportamental DISC: aprenda a aplicar na prática! Vizual Planilhas

    Através dessa planilha, você poderá examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente com a metodologia de comportamento humano DISC.

    A planilha foi pensada para uma avaliação interna na empresa, ou seja, para atender mais especificamente aos processos seletivos internos, melhorar o feedback e melhorar o direcionamento dentro da organização. 

    No entanto, você também pode utilizá-la para processos seletivos de candidatos a vagas de emprego.

    Aproveite para aprimorar ainda mais a sua avaliação de perfil DISC hoje mesmo! 

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: