Hoje em dia é bastante raro encontrar pessoas que não utilizam cartão de crédito em seu dia a dia. Entretanto, a maior parte dessas pessoas também não sabem controlar seus gastos de forma efetiva. 

Considerado como um grande aliado para as finanças pessoais, o cartão de crédito também poderá se tornar um vilão quando não utilizado de forma consciente.

Um fato positivo que temos ao nosso favor hoje é o acesso fácil a informações sobre educação financeira, o que permite aos usuários aprender e dominar essa ferramenta da melhor forma possível. 

Se você deseja desenvolver hábitos de consumo consciente e chegar ao fim do mês com um saldo positivo, você está no lugar certo.

Antes de mais nada, saiba que para controlar seus gastos no cartão de crédito pode parecer fácil, mas você precisará de um bom planejamento. 

Mas não se preocupe, pois neste post blog nós iremos te ajudar a alcançar seus objetivos através de 6 dicas excelentes.

Continue a leitura e confira!

 

Transforme o seu cartão de crédito em um grande aliado

Inicialmente, controlar os gastos no cartão de crédito pode ser uma tarefa desafiadora para os que estão com as contas no vermelho. 

Entretanto, essa realidade se aplica para as pessoas que possuem um mau planejamento de suas finanças.

Dentre os principais erros relacionados ao cartão de crédito, estão:

  • Gastar mais do que recebe
  • Utilizar o cartão de crédito como uma renda complementar
  • Não planejar seus gastos mensais
  • Realizar compras por impulso
  • Não pagar suas contas em dia
  •  

    Para evitar grandes prejuízos financeiros no final do mês, uma das coisas que você deve se preocupar é tentar fugir ao máximo desses maus hábitos. 

    Na sequência, outro grande passo que você deverá dar para controlar seus gastos no cartão de crédito de fato, é reconhecer que ele não serve como uma fonte extra de renda. 

    Os cartões são grandes aliados para auxiliar você a flexibilizar suas compras e obter mais segurança ao gastar seu dinheiro.

    Porém, saiba que ele não deve ser considerado como um segundo salário, mas sim uma forma facilitadora de pagamento.

    Portanto, para dominá-lo de uma vez por todas, acompanhe agora cada uma das dicas que separamos para você logo abaixo. Confira os detalhes!

    1 – Faça um planejamento financeiro

    Como já abordamos anteriormente, um dos primeiros passos que você deve tomar é elaborar um bom planejamento financeiro. 

    Ao fazer isso, você terá um maior controle sobre o valor de suas despesas, tanto fixas como variáveis, e poderá encaixá-las dentro de sua realidade financeira. 

    Uma outra dica que também pode fazer parte do seu planejamento, é listar todos os seus objetivos e metas financeiras a serem atingidas em um determinado período. 

    Isso ajudará você a cumprir o seu planejamento financeiro sem se auto sabotar. 

    2 –  Respeite seu orçamento mensal

    Ao respeitar o seu orçamento e manter seus gastos dentro de um limite realista, você estará evitando dívidas, bem como os gastos além da sua capacidade de pagar. 

    Uma forma de evitar isso é sempre acompanhar os seus gastos mensais de forma a respeitar o limite que você estabeleceu. 

    Assim, você evitará compras feitas de forma impulsiva e que ao final do mês possam prejudicar a sua vida financeira. 

    Portanto, para controlar seus gastos no cartão de crédito de forma efetiva, faça o uso do seu cartão de crédito considerando sempre o seu orçamento mensal. 

     

    3 – Opte por cartões sem anuidade

    Atualmente, há no mercado várias opções para as pessoas que querem se livrar das taxas anuais cobradas por bancos ou instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. 

    De certa forma, você pode escolher o tipo de empresa da qual utilizará o cartão de crédito, bem como se deseja realmente pagar por anuidade ou não.

    Assim, buscar cartões sem anuidade é uma boa forma de evitar gastos desnecessários e controlar seus gastos no cartão de crédito.

     

    4 – Estabeleça uma data de vencimento da fatura perto do dia do salário

    Outra boa prática para controlar seus gastos do cartão, é definir a data de vencimento do seu cartão de crédito em uma data próxima ao dia em que você receberá o seu salário. 

    Ao fazer isso, você estará se organizando de forma que o valor recebido seja destinado a pagar as contas do seu cartão de crédito. 

     

    Você pode se interessar também pelo artigo: Educação financeira: controle de gastos inteligente em 6 passos!

     

    5 – Registre diariamente todas as despesas

    Mais uma dica complementar para todas as anteriores é registrar diariamente as suas despesas. 

    Assim você poderá controlar melhor todos os gastos já realizados, bem como poderá controlar também o que você ainda poderá gastar. 

    Você pode optar por planilhas inteligentes para facilitar esse processo, como as que temos aqui na Vizual Planilhas, ou fazer seus próprios registros escritos à mão, desde que seja eficiente para você não se perder em suas anotações. 

     

    6 – Utilize uma Planilha de Controle Pessoal de Cartão de Crédito Completa 

    Por último, não menos importante, é utilizar a tecnologia a seu favor para garantir um controle eficaz dos seus gastos com o cartão de crédito. 

    Ao utilizar a nossa Planilha de Controle Pessoal de Cartão de Crédito, você facilitará todo o seu processo de gerenciamento, tornando-o de fato um aliado no seu cotidiano. 

    Com essa ferramenta em mãos, você terá o controle total de todos os seus cartões de crédito, seja ele titular ou adicional.

    Além disso, poderá controlar também todas as suas faturas de cartão, sem precisar mais se perder nos seus pagamentos. 

    Clique aqui para conhecer todas as funcionalidades da Planilha de Controle Pessoal de Cartão de Crédito Completa da Vizual Planilhas.

    Controle seus gastos no cartão de crédito com 6 dicas práticas e aplicáveis! Vizual Planilhas

    Em resumo, controlar seus gastos no cartão de crédito é uma tarefa fundamental para ter uma vida financeira saudável. 

    Aproveite para seguir essas dicas e confira no seu dia a dia todos os impactos positivos de um bom controle!

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: