Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Processo seletivo: contrate os melhores funcionários dominando essas 5 etapas!

Processo seletivo: contrate os melhores funcionários dominando essas 5 etapas!

A condução de qualquer processo seletivo de profissionais para trabalhar em uma empresa é um verdadeiro desafio para os gestores de Recursos Humanos.

Afinal, os custos de admitir um novo colaborador são grandes e, isso requer dos profissionais de RH a habilidade e a atenção suficiente para recrutar o profissional certo para compor o time.

Se você deseja evitar problemas futuros e obter sucesso ao conduzir um processo seletivo, confira agora mesmo as 5 dicas que preparamos para você! 

 

Os principais tipos de recrutamento e seleção de pessoas

Antes de tudo, é importante salientar que existem formas diferentes de conduzir um processo seletivo.

Sendo que caberá a você, ou ao profissional de RH escolher o método que for mais conveniente de acordo com os seus objetivos e metas.

Portanto, conheça quais são os principais e suas vantagens agora mesmo!

 

Recrutamento interno

Em primeiro lugar, você precisa saber que no recrutamento interno, a busca por talentos não é através do mercado de trabalho como ocorre no modelo clássico.

Neste tipo a procura ocorre dentro da própria empresa.

Ou seja, as pessoas que já são parte da empresa possuem a oportunidade de serem promovidas ou transferidas para outros cargos.

Para isso, algumas etapas dos processos seletivos são necessárias para o tipo de recrutamento, pois como já são profissionais conhecidos, não se faz necessário uma gama de atividades e entrevistas.

Dentre os principais benefícios do recrutamento interno estão os fatores como a valorização dos colaboradores e a familiaridade com os mesmos

 

Recrutamento externo

Outra forma de recrutar profissionais consiste em buscar o candidato ideal para a vaga fora da empresa, isto é, no mercado de trabalho.

Esse é considerado um dos modelos seletivos mais tradicionais.

Diante disso, os métodos de seleção também muito se assemelham ao que você provavelmente já conhece, como entrevistas presenciais, dinâmicas de grupo, provas, entre outros.

Devido ao fato de que os novos colaboradores ainda são pessoas desconhecidas, o ideal é que o RH consiga captar os que possuem habilidades e competências mínimas para ocupar o cargo.

Para isso, é imprescindível que a descrição da vaga não deixe a desejar, se o seu objetivo é realmente captar grandes talentos.

 

Recrutamento misto

Outro processo seletivo bastante conhecido, é definido como um resultado dos dois anteriores.

Isto é, a soma dos candidatos que possuem interesse em ocupar a vaga ofertada, ao mesmo tempo em que possibilita o reconhecimento dos colaboradores que já compõe o quadro de funcionários da empresa.

Considerado como um dos modelos mais completos por possibilitar abranger um número grande de candidatos, é também visto como um método justo e ao mesmo tempo abrangente.

Uma das principais desvantagens desse modelo é a demora de conclusão que envolve o processo como um todo.

Afinal, estamos falando da junção de dois tipos de recrutamento bastante complexos por si só.

 

Recrutamento online

Em último lugar, temos o recrutamento de profissionais mais moderno possível: o online.

Com um crescimento exponencial nos últimos anos devido a causas como a Pandemia vivida desde o ano de 2020, ousa-se dizer que este será o modelo prioritário de seleção em poucos anos.

A otimização e a eficiência dos procedimentos utilizados para a seleção de profissionais ganham forma neste modelo.

O alcance de vagas e de candidatos, as diversas formas de divulgação, a possibilidade de analisar dados e currículos com maior veracidade, a flexibilidade e o conforto de estar em casa.

Todos esses e muitos outros são pontos bastante positivos deste método.

Quanto aos pontos negativos, podemos dizer que a falta de interação humana é uma grande questão, o que pode acabar afetando negativamente a seleção do melhor candidato.

 

Você pode se interessar também pelo artigo: Indicadores de RH: aprenda a dominar os 5 principais!

processo seletivo RH

Dicas de como fazer um excelente processo seletivo

Se você deseja pôr em prática um processo seletivo que seja capaz de atrair o colaborador tão sonhado para sua equipe, você está no lugar certo!

A seguir, você pode se inspirar com 5 dicas que preparamos para você e assim conseguir alcançar os melhores resultados durante o seu processo seletivo!

Confira!

 

Defina e planeje muito bem o perfil da vaga que será divulgada

Antes de tudo, a primeira coisa que você deve se preocupar é fazer um bom planejamento da vaga.

Para isso, busque conhecer mais sobre as funções e atividades do cargo, para então definir como será o perfil do colaborador ideal para a vaga em questão.

Saiba de antemão que, a forma que você definir a vaga em questão irá impactar diretamente em todas as outras partes do processo seletivo.

Portanto, não faça de qualquer jeito!

Alguns dos principais pontos que devem estar descritos em sua vaga, são:

– Quais serão as responsabilidades do cargo

– As competências esperadas

– Qualidades e qualificações do candidato

– Atividades a serem desempenhadas

– Plano de carreira

– Salário

Além disso, é fundamental que a descrição da vaga seja feita de forma cuidadosa.

Assim como também deve estar bem alinhada com os requisitos passados pelo responsável da área de contratação, líder do grupo ou gestor.

Considerando que a contratação de um novo colaborador deverá estar nivelada com o time que o mesmo atuará e com as expectativas do líder do grupo.

A partir disso, as possibilidades de contratação do funcionário ideal são maiores e os profissionais de RH podem fazer um comparativo muito mais eficaz entre os candidatos ao cargo e o perfil definido para a vaga.

 

Dê valor às indicações

Essa é uma prática bastante comum, antiga e conhecida por seu grande valor.

De forma resumida, neste processo geralmente o profissional responsável pela contratação pede aos seus colaboradores a indicação de profissionais conhecidos e competentes para o cargo ofertado.

A princípio, as contratações feitas por indicações costumam dar bastante certo devido a familiaridade e confiança que o contratante tem com o profissional a quem pediu indicação.

Sem contar que, a reputação do colaborador que sugere um conhecido para a vaga é considerada como algo valioso e provavelmente ele não irá querer se prejudicar por uma má indicação.

 

Faça uma boa triagem dos currículos!

A princípio, você provavelmente receberá muitos currículos de candidatos que não serão adequados para a vaga em questão.

Uma forma de otimizar o seu tempo é realizar uma boa triagem desses currículos, a fim de eliminar todos que não tenham correspondido com a descrição da vaga.

Para isso, defina itens eliminatórios e comece a separar os currículos que estão reprovados dos que será necessário analisar uma nova vez.

Busque ser ágil neste processo, se possível, conte com a ajuda de mais profissionais de RH para auxiliar você.

Por fim, busque ter bem definidos quais são os requisitos e o perfil ideal para a vaga divulgada e esteja cada vez mais próximo de encontrar o talento que tanto busca.

 

Capriche no momento da entrevista!

Após realizada as etapas anteriores, chegou o momento em que você poderá colocar o currículo à prova e conhecer de fato os candidatos selecionados.

Algumas empresas ainda preferem as entrevistas presenciais, para que consigam fazer a melhor seleção possível e captar nuances que somente o corpo e a postura podem expressar.

Outras já estão totalmente adeptas as reuniões virtuais para entrevistar os candidatos.

Desse modo, uma das vantagens das entrevistas online é que essa é uma alternativa bastante útil para processos seletivos que abrangem estados e cidades diferentes.

Diante disso, para que tudo ocorra certo nesta etapa, independente se a entrevista ocorrer de modo online ou presencial busque acompanhar o currículo do candidato enquanto estiver entrevistando.

Tire suas dúvidas e responda também às questões que lhe forem perguntadas. Lembre-se que o diálogo é a chave!

Você pode criar um roteiro de perguntas estruturadas para facilitar esse processo e evitar que lhe dê um branco em uma hora tão importante como essa.

Alguns questionamentos importantes que você pode fazer neste momento, é perguntar sobre:

– Metas e objetivos do candidato

– Sobre sua experiência de mercado

– O que ele conhece da sua empresa

– Quais são suas projeções e projetos de carreira

– Como se vê daqui a alguns anos

– E o que ele tem a falar dos outros empregos e experiências.

Em resumo, esses são alguns exemplos de perguntas, porém isso pode variar conforme o grau de importância de respostas como essas para a vaga  em questão.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Tenha uma ferramenta poderosa para gerir e acompanhar a contratação de funcionários para sua empresa.

Você poderá organizar todo o processo seletivo dos candidatos e as etapas de avaliação, e o melhor: por um preço muito baixo.

Quer saber como? Clique aqui e conheça a nossa Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0.

 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 1 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 2 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 3 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 4 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 5 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 6 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 7 Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 - Imagem 8 Previous Next Clique no botão ao lado para assistir o video relacionado ao produto. Assistir Video Planilha de Processos Seletivo em Excel 6.0 Vizual Planilhas

Um produto acessível e feito para auxiliar você a ter muito mais produtividade e confiabilidade das informações durante a seleção.

Você pode também testá-la antes de comprar.

Portanto, clique aqui para conhecer agora mesmo!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
<b> Autora </b> Cibele Marques

Autora Cibele Marques

Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

Blog Vizual Planilhas

Confira nossas ofertas!

Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

Posts recentes

Contato

Vizual Planilhas Empresariais

Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais: