Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Indicadores de RH: aprenda a dominar os 5 principais!

Indicadores de RH: aprenda a dominar os 5 principais!

Primeiramente, se você trabalha na área de Recursos Humanos, de certo você já deve ter ouvido falar sobre Indicadores de RH ou os KPI’s (Key Performance Indicator) de RH.

Ao mesmo tempo se você apenas ouviu falar mas não sabe como fazer a aplicação correta deles em sua rotina de trabalho: esse artigo onde explicamos sobre a utilização dos 5 principais indicadores de RH mais importantes pode te ajudar!

Vamos ver quais são esses indicadores de RH e como você pode utilizá-los em sua estratégia?

Confira agora!

 

O que são indicadores de RH e qual é a sua importância?

À primeira vista, diante dos diversos desafios de trabalhar no setor de RH, um dos pontos chaves para se desenvolver uma boa estratégia de trabalho consiste em fazer o devido uso dos indicadores de RH.

Com o propósito de medir a performance dos processos, os indicadores de RH são fundamentais para que se tenha um detalhamento completo de toda a sua gestão, envolvendo desde falhas dos processos a tomadas de ação pautadas nos objetivos da organização.

Assim, eles têm como objetivo demonstrar se a gestão de pessoas de uma empresa está no caminho certo ou errado para alcançar os resultados da estratégia em curso.

Em contrapartida, para os casos em que os resultados almejados ainda não são uma realidade, os indicadores ajudam a traçar formas de alcançá-los, baseados em dados que podem ser acompanhados diariamente.

Como resultado, podemos contar com um cenário em que cada vez mais as empresas estão adotando o uso cotidiano dos indicadores de RH em seus processos.

Isso acontece por eles permitirem ter uma visão mais ampla de todas as áreas da gestão de pessoas.

Desse modo, os resultados de crescimento e de sucesso de seus negócios também aumentam.

Quais são os melhores indicadores de RH?

Em primeiro lugar é importante enfatizar que existem diversos indicadores que podem ser explorados por diferentes empresas e gestores, de acordo com os objetivos que foram traçados inicialmente.

Existem alguns fatores que influenciam diretamente na escolha dos indicadores a serem utilizados, assim como nos resultados e métricas que se pretende acompanhar. Alguns dos fatores são:

  •  Tamanho da empresa
  • Quantidade de colaboradores
  • Número de setores
  • Dificuldade das atividades laborais
  • Especificidades de cada área
  • Estratégia de gestão adotado
  •  

     

    Como resultado, abaixo fizemos uma seleção dos 5 principais indicadores de RH, demonstrando como é fácil implementá-los em sua rotina de trabalho. Acompanhe!

     

    Top 5 indicadores de RH

    Indicadores de RH planilhas

    Índice de rotatividade ou Turnover

    Em primeiro lugar, esse índice também conhecido como turnover, mensura os movimentos de rotatividade dos profissionais da equipe.

    Nesse sentido, ele corresponde ao número de entradas e saídas de colaboradores em um determinado período.

    Quando uma organização apresenta uma taxa de turnover baixa, isso quer dizer que a empresa consegue promover um clima de trabalho eficiente ao ponto de manter seus funcionários engajados e motivados.

    Em contrapartida, quando as taxas de turnover estão altas,  indica-se que seja trabalhado o quanto antes os motivos que trazem esse resultado.

    Uma vez que a alta rotatividade de funcionários em uma empresa além de gerar gastos altos para os gestores, indicam a baixa satisfação dos colaboradores e uma baixa efetividade das equipes.

    Sobretudo, para calcular o índice de rotatividade da sua empresa, utilize a seguinte fórmula:

    Turnover (%) = número de profissionais que foram desligados da organização ÷ quantidade de colaboradores ativos no mesmo período x 100

     

    Você pode se interessar também pelo artigo: “Plano de Cargos e Salários: Guia prático para aprender a fazer corretamente!”

     

    Taxa de absenteísmo

    Em segundo lugar, o absenteísmo corresponde ao resultado de afastamentos, atrasos e ausência dos colaboradores em relação à função ocupada.

    De outro modo, a taxa de absenteísmo é considerada um importante fator para medir o nível de satisfação dos trabalhadores.

    Em contrapartida, quando apresenta uma pontuação alta, ela expressa um grande prejuízo na produtividade dos funcionários.

    Resultando na falta de interesse pelo trabalho que pode estar ligada ao cenário da empresa ou de suas vidas particulares.

    Para fazer o seu cálculo é simples, considerando que a média de um percentual satisfatório dessa métrica é de no máximo 1,5%.

    Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas ÷ horas efetivamente trabalhadas x 100

     

    Retorno sobre Investimento em Treinamentos (ROI)

    O termo ROI traduzido do inglês como Retorno de Investimento, também é considerado um importante indicador de RH. Quando aplicado aos treinamentos, ele permite acompanhar as resultantes do desenvolvimento das equipes.

    A sua aplicação envolve a necessidade de realizar a priori um levantamento de dados sobre o rendimento das equipes antes e após a oferta dos treinamentos.

    Com isso, podem ser dimensionadas as habilidades dos colaboradores aprimoradas em um determinado período de tempo.

    Principalmente as habilidades que consequentemente resultaram em retorno de lucro para a empresa.

    Logo, para calcular corretamente o ROI dos treinamentos, utilize a seguinte fórmula:

    ROI (%) = (Retorno de ganho obtido – valor inicial do investimento realizado) / valor inicial do investimento realizado x 100 

     

    Indicador de Promoção de Funcionários

    Antes de mais nada, você sabia que existe um indicador para metrificar a promoção de funcionários?

    O indicador de promoção é considerado um excelente instrumento para acompanhar o nível de desenvolvimento profissional em uma empresa.

    Sobretudo o seu uso é feito através de um comparativo entre os funcionários que foram promovidos para cargos maiores de liderança e os que permaneceram na zona de promoção.

    Além de mensurar o sucesso dos processos de retenção de talentos da empresa, ele também indica o desenvolvimento profissional dos mesmos.

    O seu calculo é feito a partir do plano de desenvolvimento individual dos colaboradores (PDI), que corresponde às metas alcançáveis diante das funções e cargos ocupados.

    O indicador de promoção dos funcionários é fundamental para avaliar se o plano de carreira definido aos colaboradores está sendo cumprido conforme as diretrizes estabelecidas.

    Para fazer o cálculo deste indicador é simples, basta:

    Comparar a quantidade de funcionários em porcentagem que conseguiram promoções para cargos de liderança com a porcentagem de novas contratações para esses mesmos cargos.

     

    Headcount

    A princípio você sabe dizer quantos profissionais têm em sua empresa e se o número de funcionários aumentou ou diminuiu ao longo dos anos? Esse indicador serve justamente para isso.

    Com o objetivo de acompanhar o quadro de funcionários de uma empresa, o Indicador Headcount tende a facilitar o trabalho dos profissionais de RH que buscam promover uma gestão estratégica.

    Quando seus números se apresentam positivos, ele indica que a empresa tem tomado ações eficientes e que se encontra no caminho correto para alcançar os resultados almejados.

    Por outro lado, quando seus números são negativos, o indicador demonstra que os contratos de colaboradores novos diminuíram ao longo do tempo ou estagnaram.

    Consequentemente esses são grandes indicativos da necessidade de reavaliar os processos administrativos da empresa.

    Por fim, para mensurá-lo some todos os colaboradores que possuem contrato com a empresa.

    Planilha de Indicadores de RH

    Por último, gostaríamos de deixar uma dica fundamental para você que se preocupa com o desenvolvimento da sua carreira e têm buscado soluções para a gestão de recursos humanos.

    Antes de tudo, você sabia que nós temos na Vizual Planilhas um produto completo que pode auxiliar você a economizar seu tempo ao mesmo tempo que faz o uso dos melhores indicadores de RH?

    Os nossos produtos são todos de Alto Padrão e são totalmente acessíveis em termos de custo/benefício.

    Sobretudo, são planilhas feitas para auxiliar todos os profissionais que desejam melhorar seus processos sem ter que arcar com altos custos de softwares.

    Conheça a nossa Planilha de Indicadores de Recursos Humanos em Excel 6.0, clicando aqui. 

    Planilha de Indicadores de Recursos Humanos em Excel 6.0

    Finalmente acompanhe os principais indicadores de recursos humanos da sua empresa e melhore o seu desempenho profissional!

    Ou seja, se você é do setor de recursos humanos, essa é uma ferramenta indispensável dentro de sua organização.

    Portanto não perca mais o seu valioso tempo e garanta já a sua!

    Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários.

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: