Um dos maiores desafios da gestão de equipes continua sendo manter um time motivado, produtivo e que apresenta bons resultados para os objetivos estratégicos da empresa.

Entretanto, essa não é uma tarefa muito fácil de se aplicar quando estamos envolvidos na correria diária de trabalho.

Se você está buscando meios de otimizar a sua performance como líder de uma equipe, ou pretende avaliar onde pode estar errando como gestor: você está no lugar certo!

Continue a sua leitura neste artigo e confira algumas dicas valiosas que separamos para auxiliar você a ter excelentes resultados com a produtividade do seu time!

O que é uma gestão de equipes e quem realiza essa função?

Antes de tudo, a gestão de equipes pode ser entendida como uma forma de controlar um grupo de colaboradores com o objetivo de alcançar uma boa performance de seus resultados de trabalho.

Basicamente, gerenciar uma equipe envolve ocupar o papel de liderança de um determinado grupo.

Quando este papel é realizado de forma eficiente, um líder visa sobretudo, encontrar a potencialidade particular de cada colaborador em prol dos objetivos estratégicos estabelecidos pela empresa.

Um gestor de equipe desejável por qualquer empresa deve se enquadrar ao máximo nas seguintes qualidades:

– Ser um exemplo positivo aos demais colaboradores.

– Apoiar e auxiliar quando houver necessidade.

–  Demonstrar ser humano e empático com os problemas pessoais e profissionais dos funcionários.

– Buscar sempre engajar e motivar a equipe no cotidiano.

– Fornecer feedbacks frequentemente.

– Tentar estabelecer um diálogo mais horizontal possível, onde todos da equipe tenham voz também.

– Promover treinamentos e capacitar seu time cada vez mais.

– Saber os momentos ideais em que deve ser flexível ou não.

Quais são os desafios da gestão de equipes?

Primeiramente, uma das coisas que precisamos entender é que uma equipe é sobretudo formada por pessoas diferentes, que geralmente pensam de modo distinto e que desenvolvem o seu trabalho de forma única.

Como resultado temos uma produtividade oscilante: uma vez que pessoas reais oscilam e são afetadas por diferentes situações da vida cotidiana, assim como você provavelmente também é afetado.

Logo, um dos principais desafios do papel de um líder consiste em: controlar o incontrolável!

Isso provavelmente já deve ter frustrado você em algum momento, quando percebeu que se tratando de outras pessoas você não pode obrigá-las a serem mais produtivas e entregarem o seu melhor.

Porém, por mais difícil que pareça aceitar o desafio de que você não tem controle das pessoas, você ainda tem um controle gigante em suas mãos: o das suas atitudes!

Um bom líder em algum momento aceitará que tem coisas que não são possíveis de mudar.

Assim como muitas vezes não será possível ter o seu time 100% motivado, focado, entregando tudo no prazo certo e com uma qualidade inquestionável.

Mas, ainda há muitas que são possíveis de mudar. Principalmente as suas atitudes como líder diante de um time que apresenta sinais constantes de desmotivação ou baixa produtividade.


Você pode se interessar também pelo artigo: Gestão de finanças empresariais: 5 dicas para maximizar seus resultados.

 

Como posso melhorar a minha gestão de equipe e torná-la mais produtiva?

gestão de equipes otimizada

Um dos primeiros passos fundamentais para mudar algo que não está satisfatório, consiste em fazer exatamente o que você está fazendo neste momento: se informar!

Essa é uma atitude positiva de quem busca se desenvolver tanto profissionalmente como de forma pessoal, uma vez que as capacidades adquiridas com a experiência de gerir pessoas, por si só, já é um grande aprendizado.

Além disso, listamos mais formas de obter melhorias em sua gestão de equipes, através de atitudes simples que você pode começar hoje mesmo. Confira:

 

1. Busque conhecer mais a sua equipe

Antes de tudo, você conhece os profissionais com que trabalha?

Uma dica primordial para garantir uma boa gestão de equipe é estimular o senso de pertencimento, sempre que possível.

Desse modo, tenha em mãos dados para além das informações básicas como nome e data de aniversário do seu colaborador, por exemplo.

Você pode explorar pontos importantíssimos que servirão para você destinar a função adequada a cada integrante da sua equipe, tais como:

– Necessidades e expectativas dos funcionários

– Suas habilidades profissionais

– Suas competências técnicas

– Capacitações que já realizou

– Experiências profissionais que teve

– Seu perfil de personalidade

 

Além disso, você também pode desenvolver uma relação mais amistosa, humana e positiva com as pessoas das quais você convive diariamente.

 

2. Estabeleça uma cultura de feedback e comunique-se!

Saber se o desempenho de uma tarefa está saindo conforme o esperado apenas é possível através de uma coisa: da comunicação!

O feedback é uma prática fundamental para o desenvolvimento das habilidades profissionais da equipe.

Isto é quando houver elogios não hesite em dar a quem merece! Ou seja, não economize nos feedbacks positivos.

De outro modo, quando houver feedbacks negativos, tenha cuidado com as palavras e tente passá-las de forma construtiva.

Portanto, não deixe de praticar a cultura do feedback entre os seus e dialogue o máximo que puder de forma aberta e profissional.

 

3. Estimule o melhor desempenho da equipe através do engajamento

Primordialmente, o sonho de todo gestor é ter a sua equipe altamente motivada, entregando o seu melhor e contribuindo para o crescimento da empresa.

Mas para alcançar uma equipe desse porte você deve ter a consciência de que não será do dia para a noite.

A produtividade, o engajamento e a motivação de um grupo envolve uma série de fatores e desafios.

Para começar, se você deseja alcançar resultados promissores de desempenho da sua equipe, a sua primeira tarefa é definir muito bem quais serão as atividades desempenhadas por cada um.

Assim você torna claro o que deseja e ainda contribui para a agilidade dos processos.

Outro ponto interessante a ser explorado consiste em envolvê-los o máximo que puder, seja em projetos ou nas relações entre os integrantes da própria equipe.

Por fim, coisas como reconhecimento de habilidades e recompensas por seus esforços também são pontos bastante positivos se o seu objetivo é ter uma equipe muito mais produtiva.

 

4. Busque treinar e capacitar sua equipe de forma consta

De antemão para ter grandes profissionais em sua equipe, você deve investir constantemente em seu desenvolvimento profissional.

Uma maneira de fazer isso é ofertar a eles capacitações e treinamentos voltados para a sua área de desenvolvimento.

Através de atitudes como essa ambos os lados só tendem a ganhar.

E ainda você acaba promovendo um senso de pertencimento e envolvimento da equipe com a empresa muito maior, afinal, você reafirma a importância e o valor deles em seu time.

 

5. Aposte nas tecnologias e automatize os processos que forem possíveis

A princípio existem muitas formas de utilizar a tecnologia a favor da sua gestão de equipes. E uma delas consiste em automatizar o maior número de tarefas e processos do seu cotidiano de trabalho.

Para otimizar ainda mais a produtividade da sua equipe e o seu próprio tempo como gestor, nós da Vizual Planilhas desenvolvemos uma planilha completa para auxiliar você no dia a dia.

Através desta ferramenta, você pode ter total controle de suas equipes, terá muitos recursos para orientá-lo a executar sua gestão de forma certeira e ainda terá um acompanhamento eficiente de todos os processos.

Planilha de Gestão de Equipes Vizual Planilhas

Clique aqui e conheça todas as funcionalidades da Planilha de Gestão de Equipes. 

Por fim, se você possui uma equipe saudável e satisfeita com o seu trabalho, a probabilidade de seus clientes também estarem desta forma é grande.

Manter o time alinhado aos objetivos estratégicos e acima de tudo, saber otimizar a rotina de trabalho de forma a aumentar a produtividade é uma tarefa árdua.

Porém, é necessária e possível.

Em conclusão, esperamos que através deste artigo você se sinta mais confiante para tornar a sua gestão cada vez mais eficiente e promissora!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
<b> Autora </b> Cibele Marques

Autora Cibele Marques

Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

Blog Vizual Planilhas

Confira nossas ofertas!

Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

Posts recentes

Contato

Vizual Planilhas Empresariais

Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais: