Pular para o conteúdo
logo vizual planilhas
Início » Gestão de finanças empresariais: 5 dicas para maximizar seus resultados

Gestão de finanças empresariais: 5 dicas para maximizar seus resultados

  • Financeiro

Independente do porte da sua empresa, se o seu negócio depende de recursos financeiros para funcionar: saiba que aprender e dominar o conceito de finanças empresariais é uma tarefa fundamental para alcançar o sucesso de qualquer empreendimento.

Desse modo, se você ainda não possui uma gestão de finanças empresariais rápida e eficiente no seu negócio, não perca mais tempo! Portanto continue a leitura e saiba agora mesmo por onde você pode começar!

 

Mas afinal, o que são finanças empresariais?

o que são finanças empresariais

A princípio, o termo finanças empresariais pode ser compreendido como todos os processos que envolvem as tomadas de decisões ligadas ao dinheiro de um negócio. 

O seu objetivo consiste em otimizar a gestão dos recursos da empresa, de modo que se consiga obter cada vez mais rentabilidade e aumento do seu próprio valor.

Quando mencionamos o seu poder na tomada de decisões a respeito do capital da empresa, estamos nos referindo a basicamente 3 níveis de decisões, que são:

  • Investimento: de que forma e ao que será destinado o investimento dos recursos da empresa.
  • Financiamento: quais serão os provedores do capital do negócio, quem será buscado para determinado fim.
  • Dividendos: de que forma os lucros serão investidos ou distribuídos tendo como foco melhorias na própria empresa. 
  •  

    Quais são os benefícios de fazer a gestão das finanças empresariais?

    Antes de mais nada, as finanças empresariais permitem aos seus gestores um planejamento eficiente e seguro. Afinal, ela garante que se tenha controle de todos os seus gastos e investimentos de forma estruturada e inteligente.

    Além disso, quando um gestor domina suficientemente tudo que envolve o capital da sua empresa, as finanças empresariais podem servir como uma estratégia chave para contornar situações indesejadas e auxiliar a tomar medidas para reverter quadros financeiros negativos de seus investimentos. 

    Resumidamente, dominar as finanças da sua empresa é um assunto que não pode ser negligenciado por nenhum empresário que deseja cada vez mais crescer sua empresa.

    Nesse sentido, para auxiliar você separamos abaixo 5 dicas para que você realize uma gestão funcional e otimizada das finanças da sua empresa da melhor forma.

    Confira agora! 

     

    As 5 dicas para otimizar as principais atividades da gestão financeira empresarial 

    5 dicas finanças empresariais

    1. Fluxo de Caixa

    O fluxo de caixa é um instrumento fundamental para a gestão financeira de qualquer negócio. Basicamente, ele permite analisar, controlar e informar todo o movimento financeiro de entradas e saídas da empresa em um determinado período.

    Logo, para que se tenha um controle efetivo de fluxo de caixa, se faz necessário obter o registro de todas as movimentações do capital de forma precisa e disciplinada. 

    Então se você tem como objetivo desenvolver uma gestão financeira eficiente, saiba que nós podemos te ajudar!  

    Desenvolvemos a mais completa ferramenta de fluxo de caixa para seu negócio, visando ajudá-lo a manter esse controle diário de todas as suas receitas e despesas e fazê-lo acompanhar isso de uma maneira super fácil e profissional.

    Clique aqui para conhecer e adquirir a sua Planilha de Fluxo de Caixa Completa!

     

    2. Estudo de viabilidade econômica 

    Em primeiro lugar, você tem confiança suficiente para afirmar quando um investimento é viável para o seu negócio?

    Através do estudo de viabilidade econômica, você pode analisar com precisão tudo que diz respeito aos seus investimentos.

    Esse estudo serve para gestores que visam obter lucros e retornos financeiros com o menor risco possível em suas tomadas de decisões. 

    Nesse sentido, apostar em uma análise bem feita permitirá que suas finanças empresariais tomem um rumo cada vez mais satisfatório. Considerando que você terá dados sólidos o suficiente para gerar novos negócios.

    Para otimizar seus estudos e saber tomar uma decisão com certeza do que está fazendo, indicamos a você a  Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica

    Esta é uma ferramenta essencial e acessível para todo e qualquer projeto.

    Principalmente, por permitir fazer uma análise completa utilizando-se de vários indicadores e métodos que lhe ajudarão a tomar decisões precisas.

    Clique aqui para conhecer todas as funcionalidades e adquira já a sua Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica!

     

    3. Controle de contas a pagar e contas a receber

    A princípio, por mais simples que pareça, o controle de contas a receber e a pagar costuma ser uma questão complexa inclusive para empresas de grande porte.  

    O controle das contas a pagar pode ser entendido como as obrigações de pagamento de uma empresa.

    Ele envolve questões que vão desde as remunerações dos colaboradores, obrigações fiscais, aquisições de produtos, entre outros pagamentos em que se utiliza o capital da empresa. 

    Quanto ao controle das contas a receber, sua definição condiz com todos os recursos financeiros que entram na organização, como por exemplo o retorno das vendas realizadas e dos investimentos. 

    Para controlar estes dois pontos chaves de qualquer negócio, é necessário estabelecer processos definidos e inteligentes de controle.

    Afinal, o objetivo principal é que haja um equilíbrio entre as finanças e que principalmente o seu retorno seja maior do que o investimento no final do mês.

    Contudo, para dar conta de gerenciar esse processo de forma séria devido a importância que ela possui para todo empreendimento, você pode se interessar por 2 planilhas completas e fundamentais para realizar uma boa gestão. 

    Portanto conheça as planilhas que irão auxiliar você a realizar todo seu controle de contas a pagar e a de contas a receber. 

     

    4. Controle dos cartões de crédito 

    À primeira vista, pode parecer clichê falar sobre o controle do cartão de crédito. Mas se você não tiver um bom gerenciamento dele, as consequências podem ser grandes e gerar resultados desagradáveis para o seu bolso.

    O descontrole na aquisição de produtos, bem como as altas taxas de juros pagas em parcelamentos podem comprometer o seu planejamento financeiro no final das contas. 

    Por mais fácil e tentador que seja realizar uma compra com o seu cartão de crédito, saiba que  para utilizá-lo com inteligência requer:

  • Disciplina
  • Conhecimento sobre sua realidade financeira
  • E consciência na hora de tomar qualquer decisão.  
  •  

    Você pode controlar seus cartões de crédito através de uma ferramenta completa e feita especificamente para isso. 

    Portanto confira a nossa Planilha de Controle Pessoal de Cartão de Crédito Completa

     

    5. Utilize planilhas de alto padrão para melhorar sua gestão financeira

    Sobretudo, aqui deixamos uma dica final para que você consiga dar conta de todas as finanças empresariais do seu negócio de forma eficiente, profissional e inteligente.

    Para que você possa obter o sucesso, nós gostaríamos de apresentar a você um pacote completo e acessível de planilhas incríveis.

    Conheça o pacote com 7 das nossas melhores Planilhas de Finanças Empresariais.

     

    Através deste pacote especial, você poderá gerenciar toda a área financeira da sua empresa através de planilhas testadas e utilizadas no dia a dia por especialistas da área.

    Planilha de gestão financeira Vizual Planilhas

    Clique aqui e garanta já as suas planilhas de finanças empresariais!

    Esperamos que através deste artigo você consiga otimizar suas finanças a fim de alcançar o sucesso do seu empreendimento. 

     

    Obrigada pela leitura!

     

    Você pode se interessar também pela leitura do artigo: Plano de Cargos e Salários: Guia prático para aprender a fazer corretamente!

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    <b> Autora </b> Cibele Marques

    Autora Cibele Marques

    Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

    Blog Vizual Planilhas

    Confira nossas ofertas!

    Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

    Posts recentes

    Contato

    Vizual Planilhas Empresariais

    Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

    Redes Sociais

    Encontre-nos nas redes sociais: