Administrar o fluxo de caixa de uma empresa consiste em um dos processos mais importantes e preocupantes ao mesmo tempo para um gestor.

Basicamente, se você deseja ver o seu negócio evoluir e sobreviver ao longo dos anos, você deverá ter o seu fluxo de caixa funcionando muito bem.

Para isso fizemos uma seleção com as melhores dicas para que você possa iniciar o ano de 2022 aplicando melhorias no fluxo de caixa do seu negócio.

Confira agora como você poderá obter os melhores resultados!

 

O que é e como funciona um fluxo de caixa?

De forma sucinta, um fluxo de caixa pode ser compreendido como toda a entrada e saída dos recursos financeiros de um empreendimento.

É através dele que é possível registrar todos os movimentos e transições que o dinheiro pode ter em um determinado negócio.

Em outras palavras, podemos dizer que o fluxo de caixa é um instrumento contábil essencial utilizado para avaliar o desenvolvimento de uma empresa.

Geralmente, para ter um resultado satisfatório com essa ferramenta se faz necessário definir uma boa estratégia para sua implementação.

E a premissa para uma boa estratégia de fluxo de caixa é que ela deve estar muito bem alinhada ao plano de negócios da empresa.

Quanto ao seu funcionamento, é possível realizar um fluxo de caixa através de dois meios mais conhecidos: planilhas inteligentes ou softwares específicos.

Você pode se interessar pelo artigo: Gestão de finanças empresariais: 5 dicas para maximizar seus resultados

Porque o Fluxo de Caixa é tão importante?

Acima de tudo, quando uma empresa possui um fluxo de caixa organizado e funcionando de forma eficiente, podemos dizer que uma de suas maiores vantagens é ter em mãos o controle de suas finanças.

E saiba que ter o controle de todos os recursos financeiros de um negócio não é uma tarefa fácil. Mas ainda que exista dificuldade em sua execução, ela é fundamental!

Um fluxo de caixa organizado permite ao gestor tomar decisões com muito mais embasamento e firmeza.

Assim, suas decisões são feitas com muito mais segurança e suas movimentações financeiras são realizadas com muito mais precisão.

Além disso, ele é considerado um registro essencial para acompanhar o desenvolvimento de um negócio, o qual permite acompanhar e observar constantemente quais são as atitudes tomadas com relação ao dinheiro na empresa em questão.

Nesse sentido, um fluxo de caixa adquire tamanha importância principalmente por controlar uma das partes mais importantes de todo negócio: o dinheiro.

Assim, negligenciá-lo é como dar um tiro no próprio pé uma vez que dessa forma os riscos de futuramente ser surpreendido com resultados desastrosos são grandes.

 

7 dicas para otimizar o fluxo de caixa da sua empresa

fluxo de caixa dicas

Acima de tudo, para ter um fluxo de caixa funcionando bem em seu negócio, você não precisa traçar estratégias mirabolantes e nem utilizar métodos complicados.

Pensando em facilitar a sua gestão financeira, veja agora uma série de dicas que preparamos para você!

 

1. Mantenha o controle sobre todas as movimentações financeiras

Em primeiro lugar, independente do grau de importância que você der para uma movimentação financeira: não deixe de registrar!

Saiba que não existe um fluxo de caixa em real funcionamento sem que  haja um controle bem feito sobre todas as entradas e saídas de dinheiro.

Basicamente, é para isso que servirá o seu fluxo de caixa.

Como resultado, antes de realizar qualquer outro passo, busque primeiramente garantir que está cumprindo uma das tarefas mais básicas como essa.

 

2. Crie uma rotina de acompanhamento do seu Fluxo de Caixa

Ao chegar aqui, você já deve ter definido todo o fluxo de entrada e saída financeira do seu negócio, por menor ou maior que seja o gasto, certo?

Agora que você possui esse tipo de dado do seu negócio, o segundo passo consiste em criar uma rotina para acompanhá-lo cotidianamente.

Em segundo lugar, para garantir bons resultados com uma boa gestão de fluxo de caixa, busque ter sempre uma visão panorâmica de todas as suas contas.

Assim, quando houver surpresas negativas que acontecem corriqueiramente, você já estará minimamente preparado para corrigir os erros que forem precisos e tomar decisões muito mais assertivas do que se não tivesse um bom controle financeiro.

Portanto, não deixe seus dados registrados e esquecidos em qualquer lugar, uma vez que acompanhá-los é tão fundamental quanto qualquer tipo de registro.

 

3. Defina metas financeiras

Você já tentou visualizar onde deseja estar financeiramente a longo, curto e médio prazo?

Uma grande dica que podemos dar a você é: estabeleça todas as suas metas financeiras!

Ao fazer isso você estará se desafiando cada vez mais, o que fará com que você busque alcançá-las independente do tempo que demore e consequentemente terá melhorias cada vez maiores em seu desempenho.

Portanto, acompanhe o seu progresso enquanto você aprende e aprimora continuamente o controle de suas finanças.

 

4. Tenha um estoque planejado

A maioria dos negócios que trabalham com estoque de produtos sofrem com um problema bastante comum:

Investir uma grande quantia de capital em um estoque que não gera renda para o seu negócio.

Muitas vezes, o dinheiro parado em um estoque além de não gerar retornos pode também prejudicar seus ganhos possíveis com outras oportunidades de investimento.

Para mudar isso, tente planejar ao máximo qual valor será destinado ao seu estoque e avalie qual opção é mais lucrativa para você no momento.

Assim você passa a ter mais controle sobre seus investimentos e pode decidir de forma mais estratégica que decisão tomar.

 

5. Mantenha uma reserva em dinheiro

Algo muito comum de acontecer em certos momentos na gestão de qualquer negócio é ter o seu caixa em uma situação financeira negativa.

Para que o seu negócio sobreviva de fato, é crucial nestes momentos tentar lidar com maestria e saber tomar as melhores decisões para tirar a sua conta no vermelho.

Geralmente são essas situações que separam bons gestores experientes dos gestores novatos.

Se você deseja ter um preparo mínimo quando as coisas apertarem, busque guardar sempre um valor para ser usado justamente com esse fim.

 

6. Trabalhe com o fluxo de caixa projetado

Outra vantagem do fluxo de caixa consiste em realizar projeções futuras em diferentes prazos.

Você pode fazer projeções de custos e recebimentos fixos ou periódicos, definindo qual será o período de tempo estimado para a sua projeção.

Dessa maneira, você poderá aprimorar sua organização e realizar bons planejamentos futuros.

Bem como poderá também ter uma noção muito maior sobre certos gastos que não são estrategicamente positivos para a empresa no momento.

Como resultado, você acaba proporcionando a realização de cortes ou investimentos que estejam alinhados à projeção de caixa que você definiu em seu planejamento.

 

7. Utilize a tecnologia a seu favor

Se você possui o hábito de utilizar planilhas em seu dia a dia, com certeza já deve ter ouvido falar sobre uma das melhores planilhas para fluxo de caixa.

Através de um desenvolvimento inteligente, a planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta crucial para um gestor que busca automatizar tarefas e processos, bem como otimizar o seu tempo e integrar todas as informações em um único lugar.

Essa é uma excelente forma de otimizar toda a sua gestão de fluxo de caixa através do uso da tecnologia ao seu favor.

Planilha de Fluxo de Caixa Completo em Excel 6.2 Vizual Planilhas

Pensando em uma gestão financeira eficiente e um bom controle da saúde financeira da sua empresa, desenvolvemos a mais completa ferramenta de fluxo de caixa para seu negócio.

Para facilitar esse acompanhamento tão importante, conheça a Planilha de Fluxo de Caixa Completo em Excel 6.2 da Vizual Planilhas.

Gostaríamos de ajudá-lo a manter esse controle diário de todas as suas receitas e despesas e fazê-lo acompanhar isso de uma maneira super fácil e profissional.

Clique aqui e confira todas as suas funcionalidades!

Por fim, esperamos que através desse post blog você possa ter uma gestão muito mais eficiente e satisfatória do seu fluxo de caixa!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários logo abaixo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
<b> Autora </b> Cibele Marques

Autora Cibele Marques

Olá, eu sou a Cibele! Além de manter o blog da Vizual Planilhas, sou profissional de Marketing de Conteúdo Digital. Apaixonada pela criação de conteúdo no universo web, acredito fielmente na sua potência em criar conexões, identificações e proporcionar o fortalecimento de negócios.

Blog Vizual Planilhas

Confira nossas ofertas!

Aproveite os produtos que estão em promoção por tempo limitado:

Posts recentes

Contato

Vizual Planilhas Empresariais

Desenvolvimento de Planilhas em Excel de Alto Padrão. Conheça nossas planilhas empresariais prontas para uso de inúmeras áreas profissionais. 

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais: